O clássico dos clássicos da auto-ajuda!
A idéia da lei da atração foi primeiro divulgada aqui. Este foi o pioneiro do estudo do desenvolvimento pessoal e do movimento do potencial humano. E o modo como ele “descobriu” isso é espetacular.
Ele começou a trabalhar aos 13 anos porque sua família era muito pobre. Ele era repórter. Aos 23 anos foi fazer uma entrevista com o homem mais rico do mundo na época, Andrew Carnegie (futuramente vou escrever sobre ele porque já li umas 3 biografias dele).
A coisa mais impressionante que Andrew Carnegie disse a Napoleon Hill é que ele acreditava que havia uma fórmula para o sucesso. Ele achava que, se alguém fosse estudar e analisar as vidas, os hábitos e as crenças dos homens mais bem sucedidos do mundo, iria descobrir muitos pontos em comum.
Hoje essa idéia parece bem óbvia, mas na época ninguém pensava assim. Napoleon Hill então foi verificar isso. Carnegie deu a ele cartas de referência e recomendação para que ele fosse recebido pelas pessoas mais poderosas, mais bem sucedidas e mais ricas do mundo na época.
Ele passou 20 anos entrevistando mais de 500 pessoas, entre elas Thomas Edison (maior inventor da história da humanidade, inclusive tendo inventado a lâmpada), Alexander Graham Bell (inventor do telefone), George Eastman (inventor da máquina fotográfica portátil e fundador da Kodak), Henry Ford (inventor do carro popular), John Rockefeller, Theodore Roosevelt, dois presidentes dos EUA etc… Só gente de expressão!
De fato ele conseguiu descobrir um conjunto de características que TODAS ELAS tinham em comum. Juntou tudo isso no livro “A Lei do Triunfo”, que é enorme e demorado de ler, mas que compensa.
Anos mais tarde ele escreveu o que seria a sua grande obra-prima, um livro que falava da qualidade que ele considerava A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AQUELAS COMUNS AOS VENCEDORES. Esse livro veio a se chamar “Pense e Enriqueça” e se você está na jornada do desenvolvimento pessoal e ainda não leu, deveria sentir vergonha e comprar esse livro AGORA!
Rhonda Byrne lançou “O Segredo” como se fosse uma grande novidade. Não é. É “Pense e Enriqueça” contado de outra forma, aliás, faltando muita coisa. Mas o ponto central é o mesmo: você se torna aquilo em que pensa a maior parte do tempo.
Se uma pessoa tem pensamentos amargos e rancorosos todo o tempo, acaba se tornando uma pessoa amarga e rancorosa. O pulo do gato é passar o tempo todo ou a maior parte do tempo, pensando no que você quer alcançar, porque assim você enxerga as inúmeras oportunidades que surgem na sua frente todos os dias e você não vinha percebendo porque estava distraído pensando em outras coisas.
O grande problema do livro “Pense e Enriqueça” é que muita gente acrescenta ao título uma palavra que NÃO está lá. Muitos não obtém sucesso e resultados com esse método ou não acreditam nele porque olham para o livro e entendem “SÓ pense e enriqueça”. E você já deve ter percebido que SÓ pensar é a fórmula garantida do fracasso.